Muitas noivas tem muitas dúvidas sobre esse acessório do noivo, algumas escolhem por opção sem nem saber o seu significado. TUDO em um casamento tem um significado, você noiva não tem obrigação de saber, mas a sua cerimonialista/assessora sim! E se mesmo depois que você souber o significado optar em não ter, ok, é uma escolha consciente.

– História sobre a Flor de lapela após o século XIX
A flor de lapela é símbolo de romantismo e aposto que muitas nem sabem disso.
Durante o noivado do príncipe Albert com a famosa Rainha Vitória no século XIX, o próprio recebeu de sua noiva um pequeno ramalhete de suas flores preferidas e não sabendo onde colocá-lo, com um canivete abriu um rasgo na lapela e colocou ali o delicado ramalhete para lembrar de sua futura esposa e tão amada Rainha sempre sentisse o aroma das flores.
A casa na lapela surgiu dessa forma e desde então passou a ser indicada pelos alfaiates da época como símbolo de romantismo e elegância, lembrando que quem escolhe as flores é a noiva para que seu noivo lembre-se sempre dela.
Também significa “Amor leal”

– Forma correta de se colocar uma flor de lapela
Como o nome mesmo já diz “FLOR DE LAPELAAAAA, NÃO DE BOLSO! NÃO DE CAMISA SOCIAL, NÃO DE SUSPENSORIO! Pleaseeeee senhorrrrr! Já vi flor de lapela em “N” lugares, e isso me gera uma grande viajem (RS) 
Ela possui um lugarzinho especifico marcado na lapela do paletó, é só olhar e “pregar” caso não tenha a marcação #Ficaadica ela sempre fica do lado esquerdo!
Se for usar lenço, esquece a flor, é um ou outro, nunca, jamaisss os dois.

– A flor mais utilizada é o cravo por ser mais resistente, e nós cerimonialistas a colocamos no noivo por último por conta dos abraços calorosos dos convidados.
O uso do cravo como flor de lapela vem desde os primeiros anos dessa tradição. A regra antiga dizia que o noivo tinha que usar um cravo vermelho para simbolizar seu casamento e os padrinhos usariam um cravo branco. Essa tradição da cor se perdeu um pouco, mas a flor continua em alta.

– Se o traje do noivo for igual ao dos padrinhos, a flor deve ser diferente para que possa ganhar destaque, se o traje for diferente podem ser flores iguais. Outra opção é noivo de flor de lapela e padrinhos de lenço.

Espero que tenham gostado, até a próxima!